Bom Humor – por que você precisa cultivar o seu?

Bom HumorMuita gente vive preocupada com a saúde, daí se preocupam com a alimentação, com exercícios, entram em dietas malucas, passam o dia todo subindo e descendo escadas…

Ficam tão preocupadas com a saúde física que deixam de se preocupar com a saúde mental. O que está muito errado – e preocupante!

Se você está fazendo alguma dieta de emagrecimento, preste muita atenção ao seu humor, ele é que vai determinar o seu sucesso ou fracasso.

Nesse artigo vamos dar várias dicas para você manter seu humor sempre num alto astral. Fique conosco aqui no Avesso.

Por que investir no bom humor?

Nosso estado de espírito influencia nas decisões que tomamos, pois ele nos dá um lente a qual vemos o mundo à nossa volta por sua ótica.

Quando estamos de mau humor, tudo nos incomoda, até a alegria das outras pessoas é motivo para piorar nosso dia.

Quem nunca passou pela situação de desejar bom dia para alguém e receber de volta a resposta:

  • O que tem de bom?

Mas, como tudo na vida, é preciso tomar muito cuidado com os excessos. Quando estamos de bom humor tendemos a arriscar mais, a acreditar que tudo dará certo. E nem sempre é assim.

Já quando estamos de mau humor, acreditamos que tudo dará errado e que o mundo conspira para que todos sejam prejudicados.

Níveis de Humor

Só que as coisas não são assim. E o mau humor é ruim para a gente em qualquer nível.

Ninguém fica com pouco ou muito mal humor, ele é sempre constante. Enquanto que o bom humor tem níveis. Que vão desde uma sensação alegre até a euforia.

Cuidado com a Euforia, pois é nesse estado que tomamos decisões burras e que nos arrependeremos depois.

Mas, não confunda mau humor com depressão. O segundo é uma doença que precisa ser tratada por um médico especialista.

Enquanto que o primeiro é somente um estado de espírito que pode ser evitado.

Dicas para manter o bom humor (quase) sempre

Bom Humor DicasEncare seus problemas de frente – Se eles têm solução, corra atrás. Não importa o quão difícil seja. Se não tem solução, relaxe. Pois já está resolvido. Mesmo que você não goste da solução não significa que não seja a solução.

Foque no caminho mais que no destino – Tente sempre aproveitar o processo, ou o objetivo se torna mais distante. Pense nos seus objetivos, se para alcançá-los você precisará passar por um fardo longo. Desista logo, pois você vai acabar desistindo em algum momento. Tente tornar o processo mais leve e prazeroso.

Respire fundo – Se você está em um momento pesado, estressado, tire um minuto para respirar profundamente. Isso é comprovado pela ciência que funciona. Respire profunda e lentamente pelo nariz e solte o ar lentamente pela boca. Repita por um minuto completo.

Ouça sua música predileta – pode ser a predileta do momento, tem o mesmo efeito. Detalhe, não importa se a música é ou não alegre, o importante é que você sinta prazer ouvindo essa música e leve esse prazer para as outras áreas do seu dia.

Chute o balde – em alguns casos, quando nada dá certo, parar tudo e dar uma caminhada é a única solução. Isso também é comprovado pela ciência, quando você se mexe ativa a circulação e permite que a endorfina (o hormônio do prazer) seja ativado e circule pelo seu corpo, trazendo uma sensação de leveza e bem estar.

Aceite os erros – Entenda que nem tudo pode ser controlado, você vai cometer erros e as pessoas vão errar com você. Seja firme, tente sempre melhorar, mas tente aprender com os erros.

Bom humor ajuda em tudo

Acredite em você e no seu potencial, não desanime por qualquer desafio. Utilize os obstáculos para aprender, e aprenda.

Espero que você tenha gostado dessas dicas simples. Pratique-as e você verá que tudo se resolverá mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *